Aprenda a usar o FGTS para financiar sua casa própria

Para utilizar o FGTS para financiar sua casa própria é preciso saber alguns detalhes, em todo caso, não existe muito segredo. Confira nossas dicas ensinando o que deve ser feito para facilitar o financiamento e evitar dor de cabeça.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um saldo na qual é formado pelo próprio Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), um saldo FGTS formado pelos depósitos mensais feitos pelo empregador (8% do salário pago mais atualização monetária e juros) a toda pessoa com contrato de trabalho formal regido pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), como os de trabalhadores rurais, temporários, avulsos, safreiros e atletas profissionais.

O saque do FGTS pode ser feito por aquelas pessoas que desejam ter a sua casa própria, por aposentadoria e em situações de dificuldades (demissão sem justa causa ou doenças graves).

Em todo caso, para usar o FGTS na compra da casa própria, é preciso que o trabalhador tenha pelo menos três anos sob esse regime (na mesma empresa ou não) e ter o imóvel que você quer avaliado em até R$ 500 mil.

Financiamento de casa própria com FGTS

Para poder ter acesso ao FGTS nesta categoria é preciso saber que existem algumas operações para que este recurso seja utilizado, tais como:

Na aquisição de imóvel residencial urbano concluído:

  • Pagamento parcial ou total do preço de aquisição do imóvel;
  • Pagamento de lance na obtenção da Carta de Crédito ou como complementação do valor da Carta de Crédito para pagamento da parcela de recursos próprios, quando o consorciado permanecer com saldo devedor na Administradora de Consórcio devidamente habilitada pelo BACEN a operar com “Consórcio de Imóveis”.
  • Na construção de imóvel residencial urbano:
  • Financiamento da construção de imóvel residencial urbano;

Aprenda a usar o FGTS

Como parte ou valor total dos recursos próprios do proponente. A operação é realizada somente se for vinculada a um financiamento ou a um programa de autofinanciamento contratado com Construtora, Cooperativa Habitacional ou Construtor pessoa física.

Em todo caso aqueles que possuem outras dúvidas podem ir até uma agência da CAIXA para saber corretamente quais documentos e condições, ou ainda, ler o Manual do FGTS para saber como utilizar o FGTS para financiar sua casa própria.

Deixe uma resposta